Orlando Ribeiro
Orlando Ribeiro



// Quando em 1911 nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia Nacional. // Humanista, amante das artes, erudito explorador do mundo, Orlando Ribeiro tornou-se na figura ímpar desta ciência tão menosprezada até então. Merecem ser partilhados os seus cadernos de campo, as fotos da sua inseparável Leica os testemunhos de quem partilhou a sua vida pessoal e profissional... // Num documento que pretende reunir a absoluta riqueza obtida através desse prisma tão perspicaz e sensível: o Olho do Geógrafo.
//A câmara viajará pelas paisagens... pela natureza ....pelos lugares ocupados pelo Homem que o mestre Orlando Ribeiro nos ajudou a compreender e a amar. //A Arrábida... a Beira Baixa... os Capelinhos ... a Ilha do Fogo são alguns dos locais onde voltaremos, procurando transportar para o século XXI a memória deste geógrafo português e a sua obra de incontornável valor ecuménico.


30 julho 2010

Entrevista a Luis Miguel Cintra

Um amigo da família que nos falou das muitas aprendizagens que recebeu de Orlando Ribeiro.

28 julho 2010

Visita de Campo com o Prof. Jorge Gaspar

Fomos fazer uma visita de campo com o Prof. Jorge Gaspar por dois itenerários de OR. Expedição à Ponta da Aguieira, uma das lições icónicas de OR e ao Bairro da Politécnica e suas memórias.

27 julho 2010

Entrevista a Raquel Soeiro de Brito

Fomos ao Castelo de São Jorge continuar o trabalho com a geógrafa Raquel Soeiro de Brito.

23 julho 2010

Entrevista a Drª Lídia de Sousa

Fomos aos jardins da Gulbenkian filmar um depoimento da Drª Lídia de Sousa, antiga aluna do Prof. Orlando Ribeiro.


22 julho 2010

Entrevista a Prof. Fernando Rebelo e Prof. António Gama

Fomos a Coimbra entrevistar os Professores Fernando Rebelo e António Gama que nos falaram da passagem de Orlando Ribeiro por Coimbra e algumas das viagens que partilharam juntos.

20 julho 2010

Agradecimento ao Professor João Garcia

Ao Professor João Garcia, investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, especialista em Cartografia Antiga e em Geografia Histórica, agradecemos a generosa e franca colaboração.

15 julho 2010

Entrevista a Raquel Soeiro de Brito

Seria impossível esquecermos a brilhante geógrafa Raquel Soeiro de Brito... a mais antiga discípula de Orlando Ribeiro.

Actualmente a dirigir a Academia de Marinha (Vice-Presidente), em Lisboa, onde gentilmente fomos recebidos, a Prof.ª Raquel acompanhou Orlando Ribeiro em inúmeros trabalhos de campo, quer em Portugal continental, quer em longínquas terras ultramarinas da expansão portuguesa. Falou-nos com emoção dos trabalhos em Goa, da erupção dos Capelinhos, a qual registou em película, para além de outras memórias de muitos trabalhos partilhados.


14 julho 2010

António Barreto fala da importância da obra de Orlando Ribeiro.

A influência do pensamento do Mestre Orlando Ribeiro vai muito para lá da Geografia. A sua obra ajudou-nos a compreender a diversidade do território Português, cortando com a tradição de considerar o pais um território homogéneo.

O sociólogo destacou a obra “Portugal Mediterrâneo e Atlântico” que considera uma das pérolas da literatura portuguesa do Séc XX.

Falou-nos ainda das reflexões sobre a universidade onde já defendia a necessidade da praticar a ciência que se ensina.