Orlando Ribeiro
Orlando Ribeiro



// Quando em 1911 nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia Nacional. // Humanista, amante das artes, erudito explorador do mundo, Orlando Ribeiro tornou-se na figura ímpar desta ciência tão menosprezada até então. Merecem ser partilhados os seus cadernos de campo, as fotos da sua inseparável Leica os testemunhos de quem partilhou a sua vida pessoal e profissional... // Num documento que pretende reunir a absoluta riqueza obtida através desse prisma tão perspicaz e sensível: o Olho do Geógrafo.
//A câmara viajará pelas paisagens... pela natureza ....pelos lugares ocupados pelo Homem que o mestre Orlando Ribeiro nos ajudou a compreender e a amar. //A Arrábida... a Beira Baixa... os Capelinhos ... a Ilha do Fogo são alguns dos locais onde voltaremos, procurando transportar para o século XXI a memória deste geógrafo português e a sua obra de incontornável valor ecuménico.


29 junho 2010

Entrevista a Prof. Ilídio Amaral

Entrevista e visita guiada ao Centro de Estudos Geográficos.

Situado na Faculdade de Letras, na Cidade Universitária de Lisboa, o Centro de Estudos Geográficos, fundado por Orlando Ribeiro foi-nos amavelmente apresentado pelo ilustre Prof. Ilídio Amaral.

Na altura braço direito de Orlando Ribeiro com quem partilhou momentos únicos de confraternização, o catedrático geógrafo contou-nos diversos momentos exclusivos da sua convivência com o Mestre, forma respeitosa como ainda se refere a OR,independentemente do seu extenso e invejável currículo.

Impossível ficar indiferente à emoção que o Prof. incluía nas suas palavras ao recordar os imensos dias que passou no Centro. Mais uma recolha de grande valor para o documento que estamos a construir.


23 junho 2010

Entrevista com Suzanne Daveau

Entrevista com Suzanne Daveau.

Na magnífica casa de Vale de Lobos que partilhava com Orlando Ribeiro, Suzanne recebeu-nos com toda a disponibilidade e enorme simpatia, revelando-nos alguns detalhes da sua vivência com o seu marido.

Numa longa conversa, contou-nos episódios, momentos, histórias que a sua exclusiva convivência possibilitou presenciar e assim enriquecer o nosso projecto.





22 junho 2010

Filmagens com Ana Ramos Pereira

Iniciámos a rodagem. Estivemos de visita a um dos emblemáticos locais da preferência de Orlando Ribeiro: a Arrábida.

A geógrafa e antiga aluna de OR, Ana Ramos Pereira conduziu-nos a uma visita de campo onde se mostra a importância dos contrastes Portugal Atlântico e Mediterrâneo tão presentes nesta bela serra.